quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Elas por Elas - Cassiano Gabus Mendes



Sabe aqueles programas de televisão, aquelas músicas, aquele doce, aquele cheiro, aquele que vc lembra sempre, não importa quanto tempo já passou? Pois é... Esta novela é uma das minhas mais gostosas recordações de infância. Creio ter sido a primeira que acompanhei religiosamente do início ao fim, e que me contagiou de tal maneira me tornando um noveleiro inveterado. Perdi a conta de quantas vezes fiquei cantando e dançando a música de abertura, descendo as escadas imitando Mila Moreira, como se eu também fosse sair de uma fotografia... Ai que saudade! Sei bem que a grande maioria nunca ouviu falar desta novela, tudo bem, confesso, sou um tanto jurrásico, mas ah... quantas vantagens ser jurrásico tem... Espero que gostem deste post, e que perguntem às suas mães ou tias sobre esta novela, vocês vão ver como as que lembrarem vão sorrir antes de comentar.



Sinopse:

Sete amigas dos tempos de colégio - Márcia (Eva Wilma), Helena (Aracy Balabanian), Adriana (Esther Góes), Natália (Joana Fomm), Wanda (Sandra Bréa), Carmem (Maria Helena Dias) e Marlene (Mila Moreira) - se reencontram e vêem suas vidas entrelaçadas graças a incidentes ocorridos no passado. Helena e Adriana tiveram seus filhos trocados na maternidade, através de uma armação do Dr. Miguel (Mário Lago), pai de Helena, que queria um neto homem como herdeiro de suas empresas. Para desespero de Miguel, ele passa a ser chantageado pela enfermeira que efetuou a troca dos bebês. Paralelamente se desenrola a história de Wanda, uma secretária romântica que tem um caso com um rico empresário. Wanda é irmã de Mário (Luiz Gustavo), um detetive atrapalhado, contratado por Márcia para descobrir a identidade da amante de seu marido Átila (Mauro Mendonça). Wanda fica perturbada ao descobrir que o marido de Márcia e seu amante são a mesma pessoa, e ainda, com a possibilidade de que o irmão pudesse desmascará-la. Há ainda a história de Natália, mulher psicótica e obcecada em descobrir qual das amigas foi a responsável pela morte de seu irmão mais novo, empurrado do alto de uma pedra.


Com uma trama extremamente divertida e bem-amarrada, Cassiano Gabus Mendes lançou mais um grande sucesso do horário das sete. O elenco estelar, a qualidade do texto e o requinte da cenografia, aliados a uma direção apurada fizeram desta uma das novelas de maior sucesso da década de 80.



Luiz Gustavo se destacou na pele do aparvalhado detetive Mário Fofoca, marcado por seu indefectível paletó xadrez. O personagem ficou tão popular que lhe rendeu a protagonização de um filme, virando também seriado de TV, "Mário Fofoca", mas nenhum dos dois emplacou o sucesso que seu personagem obtivera na novela.

Elas Por Elas tinha todos os ingredientes que faziam das novelas de Cassiano as mais sedutoras: humor, mistério, romance, lances surpreendentes e seu indefectível requinte. A novela também marcou a estréia na Globo dos atores Cássio Gabus Mendes (filho do autor), Tássia Camargo, Cristina Pereira, Thais de Campos e André de Biasi, e teve ainda uma curiosidade: as participações de Xuxa e Luiza Brunet nas cenas em que a personagem Ieda (Cristina Pereira) imaginava-se uma mulher linda e sedutora.

A abertura da novela, assim como seu tema ("Elas Por Elas", cantado pelo conjunto The Fevers) foram muito marcatntes e estão entre os meus favoritos.


Ficha técnica:

Novela de Cassiano Gabus Mendes
Direção de Paulo Ubiratan, Wolf Maya e Mário Márcio Bandarra
Direção geral de Paulo Ubiratan De 10 de maio a 27 de novembro de 1982

Elenco:

Luiz Gustavo - Mário Fofoca
Eva Wilma - Márcia
Reginaldo Faria - Renê
ChristianeE Torloni - Cláudia
Sandra Bréa - Wanda
Joana Fomm - Natália
Aracy Balabanian - Helena
Carlos Zara - Jayme
Esther Góes - Adriana
Mário Lago - Miguel
Natália Thimberg - Eva
Lauro Corona - Gil
Tássia Camargo - Myrian
Mila Moreira - Marlene
Herson Capri - Carlos
Marco Nanini - Décio
Maria Helena Dias - Carmem
Cristina Pereira - Ieda
Laerte Morrone - Roberto
Felipe Carone - Evilásio
Ana Ariel - Raquel
Cássio Gabus Mendes - Elton
Thaís de Campos - Chris
André de Biasi - Ivan
Ana Helena Berenger - Vick
Paulo Gonçalves - Sílvio
Lupe Gigliotte - Vilma
Carmen Marinho - Maria
Carlos Gregório - Juca
Ivan Cândido - Rubão
Suzana Vieira - Vanessa
Norma Blumm - Marieta
Fábio Sabag - Mateus
Mauro Mendonça - Átila
Ney Latorraca - porteiro do motel
Stênio Garcia - funcionário do motel
Jorge Cherques - delegado do IML
Antônio Carlos - chofer de Márcia
Ana Maria Martins - empregada de Helena
Beatriz Lyra - amiga de Márcia
Carmen Moneghal - amiga de Márcia
Irene Ravache - amiga de Márcia
Débora Duarte - cliente de Mário
Neuza Amaral - amiga de Mário
Mônica Torres - amiga de Mário
Cláudia Costa - amiga de Mário
Dilma Lóes - amiga de Mário
Ana Maria Magalhães - amiga de Mário
Patrícia Bueno - amiga de Renê
Victor Branco - namorado de Vick
Francisco Milani
Ilka Soares
Maria Cristina Nunes

Nenhum comentário: