terça-feira, 2 de setembro de 2008

AS BORBOLETAS VIVEM DE LÁGRIMAS



Conhecidas por sua fragilidade e sutileza, a ponto de se nutrir com o suor ou com as lágrimas dos animais, as borboletas também podem viver em gaiolas, num desafio para os criadores.
Elas estão entre os insetos mais bonitos da natureza, sem nenhuma dúvida. Mas pouco se conhece, por exemplo, sobre suas asas, cuja arquitetura complexa e frágil não é seca nem morta, como parece, mas em vez disso aloja diversas glândulas, uma farta circulação sanguinea e, sobretudo exóticos órgãos sensoriais.



Suspeita-se de que elas agem como um pulmão externo, captando oxigênio do ar durante o vôo. Essa função, inclusive, estaria intimamente ligada às pequenas escamas, que, como um fino pó, recobrem as asas e lhes dão incrível colorido.


Imagina-se que os sensores das borboletas vão muito além dos familiares sentidos humanos, pois poderiam captar coisas como a umidade, a pressão e a eletricidade do ar. E estão espalhados por todo o corpo – desde as antenas, sede do olfato, e as patas, dotadas de paladar, até o abdômen , capaz de ouvir sons.



Em segundo lugar vem a alimentação, também exótica, mas que dá aos insetos uma função ecológica essencial – a de atuar como polinizadores, papel que cumprem quase tão bem quanto as abelhas.


Na verdade, as borboletas adultas quase não se alimentam, contentando-se com a seiva das plantas e outros líquidos frugais, tais como o suor, a umidade dos excrementos e até as lágrimas dos cavalos.



Mas procuram também o néctar e o pólen das flores e é nesse momento que auxiliam a reprodução das plantas. Por outro lado, as larvas são vorazes devoradoras de folhas. De fato, é difícil encontrar uma planta- das goiabeiras às orquídeas – que não faça parte da dieta de alguma lagarta.

E não apenas isso: seu cardápio pode incluir petiscos improváveis, como raspa de mandioca, pão, açúcar, pêlos de animais, roupas e até outras lagartas, canibalizadas por suas semelhantes.



Fonte: http://paredesteto.blogspot.com/

Sabe o que foi... Uma borboleta linda, azul entrou pela minha janela hoje pela manhã e pousou majestosa no monitor, diante dos meus olhos, parecendo dizer: "Eu deixo você beber de minha beleza!" Aí não resisti e POST!

Um comentário:

Unknown disse...

orboletas são lindas mesmo. Pena que não as vemos com frequência em cidades grandes.

Beijo